quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O segredo da pele jovem | com Dra. Larissa Figueirêdo



Com o envelhecimento, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar as fibras colágenas (que dão sustentação do tecido), levando ao aspecto envelhecido da mesma. O processo de envelhecimento é acelerado pela degradação do colágeno e pela ação direta da radiação ultravioleta e de outros agentes oxidantes que geram estresse oxidativo e liberação de radicais livres, como por exemplo o cigarro. 

Atualmente, muito se fala sobre a importância do consumo de colágeno, especialmente após os 30 anos de idade. O colágeno é uma substância que compõe a maior parte dos tecidos e órgãos do corpo humano. É produzido naturalmente pelo corpo, ou encontrado em alimentos como carne e gelatina, por exemplo, além de estar presente na formulação de diversos cremes hidratante e, mais recentemente, nos suplementos alimentares, como as cápsulas e balas de colágeno. 

Um trabalho realizado por estudiosos comparou após 10 anos a pele de pacientes que estimulam seu colágeno anualmente, com pessoas que não realizavam esse estímulo e o resultado foi surpreendente. O grupo que realizou o estimulo anual aparentou ter envelhecido 10 anos menos que o grupo que não fez. Ou seja, estimular a produção de colágeno faz diferença a curto e a longo prazo. 

Hoje possuímos diversas tecnologias para realização de estímulo de colágeno. Dentre elas, podemos abrir mão do uso de radiofrequência, lasers, luz pulsada, indução percutânea de colágeno (incluindo o microagulhamento), dentre outros.

A escolha do tipo de estímulo a ser realizado vai ser influenciada pela idade do paciente e o tipo de pele. Por isso, é fundamental passar por uma avaliação com o seu Dermatologista, para que ele possa indicar a melhor opção para você. 

Beijos,

Dra. Larissa Figueirêdo.

Um comentário:

  1. Mais uma vez ,excelente a matéria,bastante estimulante e esclarecedora.bjos e obrigada

    ResponderExcluir