quinta-feira, 6 de abril de 2017

Olheiras: como tratá-las?


As olheiras são queixa comum no consultório dermatológico e grande causa de desconforto com a aparência. Muitos pacientes (inclusive do sexo masculino) chegam no consultório à procura de algum produto ¨milagroso¨ que acabe de vez com os famosos ¨Dark Cicles¨. Nesse momento, é preciso esclarecer que, antes de tudo, faz-se necessário compreender que são várias as causas de olheiras e, para podermos iniciar qualquer tratamento, um diagnóstico deve ser realizado. Por isso, a consulta com um médico Dermatologista se faz tão importante.

Então vamos lá!

As principais causas das olheiras são:

1. Vascular (onde existe uma concentração maior de vasos embaixo da pele, gerando na grande maioria dos casos uma coloração arroxeada);
2. Anatômica (nesta, o sulco lacrimal de faz mais profundo, gerando um aspecto de ölhos cansados);
3. Melanocítica (aqui o componente racial se faz importante; nesse caso, a coloração amarronzada se faz por um acúmulo de meladinha sobre o local);
4. Bolsas de gordura (com o envelhecimento, existe um deslocamento das ¨fat pads¨que realizam a sustentação da face);
5. Flacidez. 
Por vezes, podemos identificar mais de uma causa gerando as olheiras concomitantemente. É frequente a associação do componente vascular e melanocítico, por exemplo. 

Para as olheiras do tipo vascular, as melhores opções de tratamento são a luz intensa pulsada e o laser neodímio. O número de sessões varia de paciente para paciente. 
No caso das olheiras de causa anatômica, o procedimento mais indicado é o preenchimento local com ácido hialurônico. Nesse caso, a injeção do produto fará uma correção da diferença de relevo, que irá realizar uma melhora imediata do efeito de sombra. O procedimento á realizado por médicos Dermatologistas, em consultório médico, e pode durar entre 5 meses e 2 anos (o tempo varia conforme o tipo de produto utilizado e o consumo próprio de cada paciente). 
Já as olheiras com componente melanocítico, merece prescrição específica feita pelo Dermatologista, que escolherá o clareado mais indicado para o seu caso. Podem ser associados procedimentos como peeling e luz pulsada. 
A flacidez deve ser tratada com laser fracionado, laser para resurfacing ou mesmo a radiofrequência. O número de sessões e a melhor opção dependerá do grau de flacidez, tipo e coloração da pele, além do quesito idade do paciente. 
As bolsas de gordura podem ser removidas cirúrgicamente, ou receber injeções de substâncias específicas que geram apontoes das células gordurosas. A melhor indicação dependerá do grau de intensidade, idade do paciente, entre outros. 

Como podem perceber, não é tão simples tratar das olheiras e não existe ¨fórmula mágica¨ou ¨receita de bolo¨. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, é essencial consultar o seu Dermatologista antes de sair testando todos os produtos do mercado. 

Espero que tenham gostado!

Beijos, 

Dra. Larissa Figueirêdo


CRMBA 27268

Nenhum comentário:

Postar um comentário