sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hipoalergênicos ou 3free, o que não vale é ficar sem pintar as unhas!

Se você é daquelas que não consegue sair de casa e voltar sem um novo esmalte para coleção, com certeza já deve ter observado uma nova denominação nos frasquinhos à venda nas lojas brasileiras: 3 free. O que é isso? Calma, eu explico. Nem todo mundo tem a sorte de puder usar qualquer tipo de esmalte, com isso o mercado esmaltístico abriu um leque para alérgicas a algumas substâncias, ou para quem prefere proteger á saúde das unhas.   A nomenclatura 3free indica a ausência de DBP, Tuleno e Formaldeído, ingredientes comuns em esmaltes e que, segundo médicos têm altíssimo potencial alérgico. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite apenas 0,2% em produtos de beleza.
Para nos explicar , tudinho, sobre essas substâncias banidas em alguns esmaltes, meu amigo e Farmacêutico Dr. Hamilton Seabra nos da uma aula  e tira todas as nossas dúvidas. Acompanhe!
 Tolueno - líquido incolor, com um odor aromático característico, não é corrosivo, inflamável, insolúvel em água, mas solúvel em muitos solventes orgânicos. É usado também como um ingrediente para detergentes e tintas. O maior uso do tolueno é como uma mistura adicionada à gasolina.  É utilizado também, na composição de produtos farmacêuticos, tinturas e esmaltes de unhas.

Mas, para nós reles mortais, que não entendemos muito de química, saber o que é o Tolueno não nos ajuda a evitar uma possível exposição à substância, por isso, para as alérgicas, os esmaltes 3free ou hipoalergênicos é a opção perfeita para manter as unhas bonitas sem as terríveis alergias. Para quem ainda não sabe, os esmaltes da marca Colorama são desenvolvidos sem tolueno ou formaldeído - principais responsáveis por reações alérgicas ao uso de esmaltes.
 *Exceto a linha ÚNICA CAMADA
Dr. Hamilton Seabra nos explica como acontece a toxicidade aguda do tolueno “as vias de exposição são inalação, ingestão e absorção através da pele. Os órgãos afetados por esta exposição são o sistema nervoso central, fígado, rins e pele. A exposição aguda ao tolueno decorrente da inalação pode causar fadiga, sonolência, dores de cabeça, náusea, confusão, faltam de apetite. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição é interrompida”. Segundo o farmacêutico, em 1999 a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer – IARC classificou o tolueno no grupo 3, ou seja,  não carcinogênico para seres humanos.

Formaldeído - gás incolor em temperatura ambiente, com forte odor característico e altamente inflamável. Usado normalmente como desinfetante e antisséptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres. O formol é utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas e fungicidas agrícolas, ele está presente também na formula de vários esmaltes e bases para unhas.
O Formol  nos parece um pouco mais familiar, afinal já ouvimos falar dele diversas vezes em uso de progressivas e vários outros procedimentos estéticos, mas é uma substância que precisa ter um  pouco mais de atenção. A intoxicação do Formol acontece de forma parecida com a do Tolueno  “Devido a sua solubilidade em água, o formol é rapidamente absorvido no trato respiratório, gastrointestinal e metabolizado. Embora o formol ou metabólitos sejam capazes de penetrar na pele humana, a absorção dérmica é mais leve, mas podem induzir a dermatites de contato. Desta forma, o formol é tóxico se ingerido, inalado ou tiver contato com a pele”. Os sintomas da intoxicação do Formol são um pouco mais agressivos "Os sintomas mais freqüentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar. Pode causar ainda irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite", conclui Hamilton.  
Em 1995, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classificou este composto como sendo carcinogênico para humanos.

 Segue algumas dicas de esmaltes livres de Formol e Tolueno - 3free!!! 








Mesmo não sendo alérgica a esmaltes convencionais, é sempre bom cuidar da saúde e se prevenir de possíveis complicações no futuro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário