quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Por dentro e por fora - com Dra. Larissa Figueirêdo!


Falar de pele é minha grande paixão. Poder ter um canal aberto para falar sobre Pele (e Saúde) e me relacionar com vocês, leitores, é um enorme prazer, além de ser uma realização pessoal e como médica. 

A partir de hoje, uma vez por semana, falaremos sobre cuidados com a pele, incluindo temas relevantes como envelhecimento, proteção, hidratação e cuidados gerais. Pretendo trazer para vocês as dúvidas mais frequentes no meu consultório, dar dicas de saúde e beleza da pele, abordar as doenças de pele mais comuns, e também esclarecer sobre mitos e verdades. 

Eu começo essa coluna falando, sobretudo, de autoestima - uma palavra que diz muito sobre o que somos, e que muitas vezes se faz negligenciada no nosso dia-a-dia. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde se define como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. O conceito transcende à ausência de doenças, sendo que o estilo de vida, o comportamento e a maneira de lidar com o estresse, podem ser maléficos ou benéficos à saúde. A auto-estima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo positiva ou negativa em algum grau. 

Estudos demonstram que as doenças de pele estão intimamente ligadas com o grau de auto-estima dos portadores, e que uma pele saudável pode elevar a auto-estima. A pele é o maior órgão do corpo humano e aquele que também encontra-se mais exposto. É através dela que nos relacionamos com o mundo.  Sempre explico às minhas pacientes que, antes de ser bonita, a pele precisa estar saudável. Gosto de ensinar que, ao cuidarem da pele, irão não somente adquirir uma aparência melhor, mas isso será uma forma importante de ajudá-los a se sentirem confiantes neles próprios, independente da idade que possuam. 

Para ter uma pele bonita, além dos rituais básicos, algumas medidas comportamentais devem ser tomadas. 

Abaixo listarei dicas fundamentais para quem quer ter uma pele linda:

1) Pare de fumar;
2) Pratique uma atividade física que te faça sentir-se bem!
3) Não importa o cansaço, jamais durma de maquiagem;
4) Cuide do seu sono!
5) Beba pelo menos 8 copos de água por dia;
6) Coloque o seu filtro solar recomendado pelo seu Dermatologista ao lado da sua escova de dentes e aplique-o diariamente na pele limpa pela manhã. Reaplique no meio do dia. 
7) Escolha alimentos com menor quantidade de açúcar refinado;
8) Visite o Dermatologista, pelo menos, duas vezes por ano. Ele será o melhor amigo da sua pele. 


Espero que gostem da coluna, compartilhem suas dúvidas e sugiram novos temas. 

Beijos, 

Dra. Larissa Figueirêdo 
(CRMBA 27268)

3 comentários:

  1. Dra. Larissa Figueirêdo14 de setembro de 2016 às 13:22

    Fico feliz que tenha gostado! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom tê-la com a gente Dra. Larissa. Tenho certeza que as leitoras irão amar essa nova Coluna de Saúde e Beleza! Eu já estou amando e aprendendo muito. Sucesso para gente!

    ResponderExcluir